Onde se dança o samba original no Brasil?

É como ir para Buenos Aires e procurar o que lá tem de mais interessante… Quando o assunto é musical, os que almejam originalidades vão explorar as "milongas", bailes onde se dança o tango, ritmo nacional argentino. Por aqui, uma grande quantidade de turistas está prevista para desembarcar nos próximos tempos, maior do que nunca, em vista dos eventos internacionais que, em breve, acontecerão. Muitos deles vão procurar as nossas riquezas culturais. No "top" dessas, sem dúvida, o samba. E claro, a pergunta vai surgir: onde se dança o samba original no Brasil? Nas gafieiras!

Vamos revistar, então.

É o r e v i s t a do samba prestando serviços, retribuindo o carinho de todos e contribuindo para a manutenção dos nossos bens maiores, enquanto aguardam o lançamento do novo cd, em breve, feito com todo cuidado: "s a m b a do revista".
Segue lista com algumas. E ficamos aguardando as contribuições de vocês, para agregar outras boas indicações, pelo Brasil afora.

Belo Horizonte | MG
Gafieira 104
O espaço cultural Centoequatro abre as portas para a ocupação artística, o debate e a formação. No antigo galpão de tecidos, tradicional no centro antigo de BH, resgata os bailes de gafieira, bons músicos, salão amplo de chão de taco (confira na foto), dançarinos picotando o cartão, vendendo dança, tudo como era antigamente. Assim, resgata também áreas do centro da cidade, que já foram da boêmia. O clima é contagiante.
www.centoequatro.org/blog/3310

Rio de Janeiro | RJ
Estudantina
A casa é um dos raros redutos culturais em atividade permanente no Rio de Janeiro. Fundada em 1928, quando a Praça Tiradentes e adjacências concentravam a vida boêmia e intelectual da capital da República, a Estudantina surgiu como alternativa para os velhos bailes populares da década de 30.
www.estudantinamusical.com.br

São Paulo | SP
Ó do Borogodó
Os amantes do samba têm um lugar para frequentar a semana inteira: o bar Ó do Borogodó, na Vila Madalena. As paredes e chão rústicos dão um ar de “esconderijo” ao local. E a pista de dança convida a dançar. É difícil ficar parado.
vejasp.abril.com.br/estabelecimento/do-borogodo