10 anos de r e v i s t a do samba!


Formado por Letícia Coura (voz e cavaquinho), Beto Bianchi (violão e voz) e Vitor da Trindade (percussão e voz), o trio r e v i s t a do samba comemora dez anos de carreira com a realização de uma temporada de shows e oficinas, por várias cidades do interior paulista. Agora, é a vez de Mogi das Cruzes receber no dia 10 de dezembro (sábado), no atuante Galpão Arthur Netto, o animado e aplaudido show 10 anos de r e v i s t a do samba, com a participação especial de Oswaldinho da Cuíca (e da frigideira), bamba consagrado do samba paulista. E no mesmo dia, o trio realiza a oficina “praticando o samba”, um encontro musical destacando os principais momentos da história do samba. A entrada é gratuita, tanto para o show, às 20h, quanto para a oficina, às 15h (inscrições por ordem de chegada).

O show 10 anos de r e v i s t a do samba mistura o repertório dos três CDs do trio, com composições autorais e de seu trabalho de pesquisa do samba brasileiro, com uma roupagem contemporânea. No repertório não devem faltar “O Samba e O Tango” (Amado Régis, sucesso De Carmen Miranda), “Um Samba No Bixiga” (Adoniran Barbosa), “Praça Clóvis” (Paulo Vanzolini), “Me Deixa em Paz” (Monsueto Menezes / Airton Amorim) e “Vai no Bixiga pra Ver” (Geraldo Filme), que estão nos CDs já lançados, e uma amostra do que deve entrar no quarto disco do trio, que começa a ser gravado no início de 2012. Entre as novidades, “Vou Mudar” (Vítor da Trindade), “Cirandinha da Vida” (parceria de Vítor e seu avô, o poeta Solano Trindade), “Garotas Apimentadas” (Letícia, Vítor e Adriana Capparelli), “Só Eu Só” (Letícia, Beto e Vítor), Gravata Colorida (Beto e Solano Trindade) e “Samba do Paquistão” (que Letícia compôs na volta de uma viagem do trio pra tocar num festival no Paquistão).

A oficina “praticando o samba” destaca o trabalho desenvolvido pelo trio nestes dez anos juntos. Eles fazem um painel prático do samba brasileiro, desde sua origem “oficial” na casa da Tia Ciata no Rio de Janeiro, passando pela gravação do primeiro samba em 1917, por compositores importantes e inesquecíveis do gênero, chegando até o trabalho mais recente do trio, o samba do bairro do Bixiga em São Paulo. Estas oficinas, já praticadas pelo grupo em outras cidades, inclusive fora do Brasil, são na verdade encontros musicais, que se adequam ao perfil dos participantes inscritos. O encontro inicia com um aquecimento corporal, rítmico e de voz, depois passa pela história da origem do samba, que se tornou o gênero musical brasileiro mais conhecido no mundo, enquanto vão cantando alguns sambas importantes e que marcaram a evolução do gênero. Compositores como Donga, João da Baiana, Noel Rosa, Assis Valente, Sinhô, Heitor dos Prazeres, Zé Keti, Monsueto Menezes, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e intérpretes que deram personalidade ao gênero, inventando uma forma única de interpretação, como Mário Reis, Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Marlene, Emilinha e Isaurinha Garcia são destaque na oficina.

O r e v i s t a do samba tem três CDs gravados (r e v i s t a bixiga oficina do samba/2006, Outras Bossas/2005 e r e v i s t a do samba /2002) e um trabalho reconhecido fora do Brasil com freqüentes turnês internacionais, das quais se destacam apresentações em festivais na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Ásia e África, tais como APAP (Nova York – EUA), Stimmen (Alemanha) Val Latina e Parque La Villete (França), Minta (Tel Aviv – Israel), World of Performing Arts Festival (Lahore – Paquistão). Em setembro de 2009 participou do Ano da França no Brasil com o projeto Tante Hortense/r e v i s t a do samba, composição, arranjo e gravação com o grupo Tante Hortense da cidade de Marselha. Esse trabalho resultou no cd Hortênsia du Samba, lançado em abril de 2011, na França, com shows em Paris e outras cidades francesas.

Esse projeto conta com apoio institucional do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura Governo do Estado de São Paulo, apoio NET – o mundo é dos NETs e realização Kling e associados.

Serviço
Local: Mogi das Cruzes – 10 de dezembro (sábado) de 2011
Galpão Arthur Netto – Rua Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jardim Santista, Mogi das Cruzes, Brasil.
Telefone para informações: (11) 3433-9841
15h: Oficina “praticando o samba”                                                                                                        
Público: músicos, artistas em geral e interessados pelo samba brasileiro.                                         
Faixa Etária: idade mínima 14 anos.                                                                                             
Participantes: por ordem de chegada.                                                                                                    
Entrada franca.
21h: Show – 10 anos de r e v i s t a do samba, com participação especial de Oswaldinho da Cuíca.
Entrada franca.