Isso ainda vai virar samba…

Isso ainda vai virar samba…
ou...
Vamos fazer um samba lá em casa?

Sim, a palavra e seus significados…
As diversas versões de sua origem apontam para a ideia comum da prática de alguma dança ou reunião festiva. Conhecida é a que afirma o termo como originário da língua árabe, zambra, dança que acabou gerando o flamenco dos ciganos da Espanha. Supõe-se que resulta da evolução de antigas danças dos mouriscos, espanhóis mulçumanos forçados a converterem-se ao cristianismo, em 1502. Força de resistência pura. Faz sentido.
Aí penso na grande incidência de temas tristonhos de nossos primeiros sambas, da era pós gravações. Mas isso é uma outra história...
Por agora, ainda é preciso citar outras versões: a que diz que é originário de línguas africanas, onde "sam" significa "dar" e "ba" significa"receber" ou "coisa que cai". Ou, ainda, de outra palavra africana, semba, que significa umbigada. No Brasil, essa versão cai bem, já que a palavra semba é oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos.
Um dos registros mais antigos da palavra samba apareceu na revista pernambucana "O Carapuceiro", de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escrevia contra o que chamou de "samba d'almocreve". Não se referia ao futuro gênero musical, mas a um tipo de dança dramática, popular de negros daquela época. De acordo com o pesquisador Hiram da Costa Araújo, ao longo dos séculos, as festas de danças dos negros escravos, em especial na Bahia, eram chamadas de "samba". A partir daí a palavra passou a ser usada genericamente, eventos sempre conduzidos por diversos tipos de batuques, que assumiam características próprias em cada estado, pela diversidade das tribos de escravos e peculiaridade de cada região em que foram assentados.
Bem, o que fica disso tudo? Questões, polêmicas.
Mas o que importa mesmo é que o samba por aqui, terras brazucas, se deu muito bem. Isso é inquestionável. Virou identidade.
Vamos fazendo sambas, canções e/ou festas, por aí, seguindo a ideia de que tudo, um dia, pode acabar (ou começar) em samba, né não?

"Vou fazer um samba falando de mim…"
Na expectativa do novo álbum "s a m b a do revista"...